quinta-feira, 9 de abril de 2009

Síndrome de Cushing ou Hiperadrenocorticismo





Doença endócrina que se caracteriza por uma produção excessiva de cortisol pelas glândulas supra-renais (localizadas cranialmente aos rins)

Importância do cortisol no organismo:

1 Mantém a pressão sanguínea
2 Abranda a resposta inflamatória do sistema de defesa
3
Equilibrar os efeitos da insulina, promovendo a quebra de açucares para obtenção de energia
4 Regular o metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e gorduras

Causas

Existem três causas possíveis para esta doença:

1 A produção de cortisol é regulada pela hipófise, dai uma das maiores causas desta doença ser derivada por um tumor na hipófise, numa grande percentagem dos casos o tumor é de pequenas dimensões e benigno e não causa aumento da pressão no cérebro.
2 Mais raro mas também causador de cushing é a presença de um tumor nas glândulas supra-renais.
3 Pode também ter uma causa iatrogénica isto é, deve-se a terapêuticas prolongadas com cortiçoesteróides.

Consoante a causa o síndrome de cushing pode ser:


  • Hipófiso-dependente
Um tumor na hipófise causa excesso de produção da hormona ACTH (hormona adrenocorticotrófica) que resulta no aumento de ambas as supra-renais. A hormona ACTH é responsável pela libertação de cortisol pelas glândulas supra-renais e pelo seu crescimento.


  • Não Hipófiso-dependente

Um tumor da supra-renal provoca aumento de uma das glândulas e consequentemente uma maior produção de cortisol.





Sintomatologia

Os sinais desta doença são extremamente variáveis e podem ser subtis nos estádios iniciais. Na maior parte das vezes não é possível distinguir qual das formas está presente pelos sinais clínicos. Este síndrome afecta animais idosos (com mais de sete anos) o que leva a maior parte dos donos a confundir os sinais com alterações normais do envelhecimento.
Os sinais da doença podem ser variados devido ao envolvimento das hormonas esteróides com praticamente todos os tecidos do organismo e orgãos. O aumento do cortisol no sangue pode afectar:

  • Pele


Verifica-se perda de pelo sem prurido e o aumento da fragilidade da pele, ficando mais propensa a lesões




  • Sangue
O excesso de cortisol no sangue torna as paredes dos vasos mais finas provocando hematomas com maior facilidade, podem aparecer estrias arroxeadas no abdomen. Visto que o cortisol ajuda a manter a pressão sanguínea uma vez em excesso leva a uma pressão exagerada.

  • Ossos e músculos
O cortisol ajuda a manter o equilibio de cálcio nos ossos, e em excesso leva a uma perda de calcio, tornando os ossos mais pequenos e frágeis. Leva também a uma atrofia e fraqueza muscular tornando o animal menos tolerante ao exercicio fisico.

  • Fígado
O cortisol estimula o funcionamento do fígado, em excesso o funcionamento será mais que o normal e com o tempo levará ao seu aumento. O seu aumento favorece um abdómen descaído (abdómen pendular)

  • Sistema Imnunitário

Como já foi referido o cortisol abranda a resposta do sistema imnunitário e em excesso leva a uma depressão deste ficando o animal mais suspectivel a infecções recorrentes.

Outros sinais

  • Polidipsia e poliúria
  • Aumento de apetite e consequente aumento de peso.
  • Nas cadelas o cio pode atrasar.
  • Atraso na cicatrização
  • Na maior parte das vezes o tumor da hipófise é de pequenas dimensões não causando problemas fisico, mas numa pequena percentagem o tumor pode ser suficientemente grande para causar problemas neurológicos como, depressão, convulsões ou cegueira.
Diagnóstico

1 Análises sanguíneas
2 Teste de simulação do ACTH - este teste serve para medir os niveis de cortisol no sangue, contudo os níveis desta hormona variam de hora para hora, por isso vão ser necessárias várias colheitas de sangue antes (T0) e após (T1, T2...) a administração de hormonas que teem a capacidade de afectar os niveis de cortisol. Uma concentração baixa de ACTH no sangue pode indicar um tumor numa glândula supra-renal e concentrações elevadas podem indicar um tumor na hipófise.
3 Ecografia Abdominal - A ecografia permite avaliar o tamanho das adrenais (supra-renais), se apenas uma das glândulas aparecer aumenta pode indicar um tumor numa das duas, se for um tumor na hipófise ambas vão aparecer aumentadas.
4 Radiografia
5 Análise de urina - Através da análise á urina pode-se descartar várias hipoteses como infecção urinária devido á depressão do sistema imunitário, o sindrome de cushing pode provocar diabetes mellitus que pode ser descartado através da análise de urina e a presença de cortisol na urina também pode indicar sindrome de cushing uma vez que este está aumentado no sangue mas não é um diagnóstico suficiente pois muitas outras doenças podem provocar o aparecimento de cortisol na urina.

Nota: Esta doença é rara em gatos mas também pode ocorrer.

Sem comentários: