sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cães e Gatos Vegetarianos/Vegans



A alimentação dos animais de estimação dos veganos é por vezes uma questão controversa, principalmente do ponto de vista ético. Se por um lado um vegano respeita todas as formas de vida, o que implica não sujeitar os outros à sua opção de alimentação/vida vegana, não deveria submeter um animal a uma alimentação vegetariana. Mas por outro lado comprar comida "normal" para animais domésticos é dar apoio à mesma indústria da carne, com toda a sua crueldade, exploração, desperdício e danos ambientais, à qual o veganismo se opõe.

As opiniões em relação a esta questão divergem bastante, tanto de médico para médico como de pessoas para pessoas. Na verdade é possível alimentar o cão com comida vegetariana, mas não é aconselhável alimentar um animal sem qualquer produto de origem animal.

Os ancestrais selvagens do gato doméstico moderno eram predadores - um instinto que o seu gato ainda tem. Se o seu gato lhe traz presentes como pássaros mortos ou caça ratos ele está a expressar um impulso natural e forte de perseguir e matar a presa. Os gatos são predadores natos, não nasceram para caçar rebentos de alfafa.
O gato é carnívoro e não sobrevive como vegan nem como vegetariano. O gato precisa de um nutriente extremamente necessário, o aminoácido chamado Taurina, sem este o gato pode ficar cego e com cardiomegália (coração aumentado) o que acabará por o matar. Necessitam também de Vitamina A e de ácido araquidônico encontrado apenas em tecido animal. É por estes motivos que não devemos dar ração de cão aos gatos, muito menos podemos dar uma alimentação em que se evita produtos de origem animal.
No entanto pode-se observar os gatos a ingerir plantas, pode ser para obter alguns nutrientes, para ajudar na digestão ou mesmo servir como emético para expelir pêlos ingeridos.


Dr. Richard Pitcairn PhD, veterinário vegetariano com experiência de 40 anos em clínica de cães e gatos comenta:
“Observo que na maioria das vezes os problemas tendem a aparecer quando os proprietários excluem da dieta todo e qualquer alimento de origem animal, incluindo ovos, leite e seus derivados. As pessoas podem viver bem com uma dieta vegan cuidadosamente elaborada, mas eu não a recomendaria para cães – e muito menos para os gatos.”

As pessoas que optaram por esta maneira de vida/alimentação não deveriam adquirir um cão ou um gato, mas sim uma tartaruga (não carnívora), talvez um coelho, uma ave… o ideal seria um Panda que apesar de ser da família dos carnívoros é quase vegan.
Gostar dos animais é pensar no seu bem-estar e qualidade de vida e não submete-los á nossa opção.

Sem comentários: