
Fármaco com propriedades analgésicas muito usado em medicina humana que tem vários nomes comerciais como o Ben-u-ron, Panasorbe, Panadol ou Tylenol.
Não deve ser usado NUNCA em gatos
O paracetamol é metabolizado por proteínas específicas localizadas no fígado (glucuronil transferases e glutationa), e infelizmente o gato tem uma actividade reduzida destas proteínas levando á acumulação de produtos intermediários bastante tóxicos. A ingestão de 50 a 60 mg de paracetamol por kg pode ser fatal. Um gato pesa em média 4kg e por isso se um comprimido de Ben-U-Ron, Panasorbe, Panadol ou Tylenol tem 500mg, basta então meio comprimido para matar um gato adulto ou 1/4 para um gatinho.
Sintomas
Os sintomas iniciais de intoxicação incluem vómitos, salivação, descoloração da língua e gengivas, cianose (coloração azulada das mucosas), dificuldades respiratórias, edema da face depressão e temperatura corporal baixa. Cerca de dois dias depois da ingestão de paracetamol, os efeitos nocivos no fígado são bem visíveis, aparecendo a icterícia. Ao contrário do que acontece nos seres humanos, os gatos não morrem pela hepatotoxicidade do paracetamol, mas sim porque em vez da formação de metahemoglobina, aparecem os corpos de Heinz nos glóbulos vermelhos, impedindo o aporte de oxigénio às células, acabando por aparecer a hipóxia, o que justifica a coloração azulada das mucosas. O tratamento pode ser possível para doses pequenas, mas deve ser extremamente rápido.
Nunca auto medique o seu animal... basta um simples telefonema para um hospital/clinica veterinária antes de fazer seja o que for.
Sem comentários:
Enviar um comentário